sábado, 26 de agosto de 2017

27 DE AGOSTO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - JÓ 41 E 42.


Jó 41


1"Você consegue pescar com anzol
o Leviatã
ou prender sua língua com uma corda?
2Consegue fazer passar um cordão
pelo seu nariz
ou atravessar seu queixo
com um gancho?
3Você imagina que ele vai
implorar misericórdia
e dizer palavras amáveis?
4Acha que ele vai fazer
acordo com você,
para que o tenha como escravo
pelo resto da vida?
5Acaso você consegue fazer dele
um bichinho de estimação,
como se fosse um passarinho,
ou pôr-lhe uma coleira
para dá-lo às suas filhas?
6Poderão os negociantes vendê-lo?
Ou reparti-lo
entre os comerciantes?
7Você consegue encher de arpões
o seu couro
e de lanças de pesca a sua cabeça?
8Se puser a mão nele,
a luta ficará em sua memória,
e nunca mais você tornará a fazê-lo.
9Esperar vencê-lo é ilusão;
apenas vê-lo já é assustador.
10Ninguém é suficientemente corajoso
para despertá-lo.
Quem então será capaz
de resistir a mim?
11Quem primeiro me deu alguma coisa,
que eu lhe deva pagar?
Tudo o que há debaixo dos céus
me pertence.
12"Não deixarei de falar
de seus membros,
de sua força e de seu porte gracioso.
13Quem consegue arrancar
sua capa externa?
Quem se aproximaria dele
com uma rédea?
14Quem ousa abrir as portas
de sua boca,
cercada com seus dentes temíveis?
15Suas costas possuem
fileiras de escudos
firmemente unidos;
16cada um está tão junto do outro
que nem o ar passa entre eles;
17estão tão interligados
que é impossível separá-los.
18Seu forte sopro
atira lampejos de luz;
seus olhos são como
os raios da alvorada.
19Tições saem da sua boca;
fagulhas de fogo estalam.
20Das suas narinas sai fumaça
como de panela fervente
sobre fogueira de juncos.
21Seu sopro acende o carvão,
e da sua boca saltam chamas.
22Tanta força reside em seu pescoço
que o terror vai adiante dele.
23As dobras da sua carne
são fortemente unidas;
são tão firmes que não se movem.
24Seu peito é duro como pedra,
rijo como a pedra inferior do moinho.
25Quando ele se ergue,
os poderosos se apavoram;
fogem com medo dos seus golpes.
26A espada que o atinge
nada lhe faz,
nem a lança nem a flecha
nem o dardo.
27Ferro ele trata como palha,
e bronze como madeira podre.
28As flechas não o afugentam,
as pedras das fundas
são como cisco para ele.
29O bastão lhe parece fiapo de palha;
o brandir da grande lança o faz rir.
30Seu ventre é como caco denteado
e deixa rastro na lama
como o trilho de debulhar.
31Ele faz as profundezas se agitarem
como caldeirão fervente
e revolve o mar
como pote de unguento.
32Deixa atrás de si
um rastro cintilante,
como se fossem
os cabelos brancos do abismo.
33Nada na terra se equipara a ele:
criatura destemida!
34Com desdém olha todos os altivos;
reina soberano
sobre todos os orgulhosos".

Temas relacionados com o Jó 41: 
Jó 42

1Então Jó respondeu ao Senhor:
2"Sei que podes fazer todas as coisas;
nenhum dos teus planos
pode ser frustrado.
3Tu perguntaste: 'Quem é esse
que obscurece o meu conselho
sem conhecimento?'
Certo é que falei de coisas
que eu não entendia,
coisas tão maravilhosas
que eu não poderia saber.
4"Tu disseste:
'Agora escute, e eu falarei;
vou fazer perguntas,
e você me responderá'.
5Meus ouvidos já tinham
ouvido a teu respeito,
mas agora os meus olhos te viram.
6Por isso menosprezo a mim mesmo
e me arrependo no pó e na cinza".

Deus repreende os amigos de Jó

7Depois que o Senhor disse essas pala­vras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
8Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei a vocês o que merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó".
9Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó.

Deus restaura a prosperidade de Jó

10Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.
11Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.
12O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos.
13Também teve ainda sete filhos e três filhas.
14À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque.
15Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos.
16Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração.
17E então morreu, em idade muito avançada.
Temas relacionados com o Jó 42:





Nenhum comentário:

Postar um comentário