quinta-feira, 3 de agosto de 2017

04 DE AGOSTO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - NEEMIAS 12 E 13.


Neemias 11

Os novos habitantes de Jerusalém

1Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, e o restante do povo fez um sorteio para que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades.
2O povo abençoou todos os homens que se apresentaram voluntariamente para morar em Jerusalém.
3Alguns israelitas, sacerdotes, levitas, servos do templo e descendentes dos servos de Salomão viviam nas cidades de Judá, cada um em sua propriedade. Estes são os líderes da província que passaram a morar em Jerusa­lém
4(além deles veio gente tanto de Judá quanto de Benjamim viver em Jerusalém):
Entre os descendentes de Judá:
Ataías, filho de Uzias, neto de Zacari­as, bisneto de Amarias; Amarias era filho de Sefatias e neto de Maalaleel, descendente de Perez.
5Maaseias, filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías; Hazaías era filho de Adaías, neto de Joiaribe e bisneto de Zacarias, descendente de Selá.
6Os descenden­tes de Perez que viviam em Jerusalém totali­zavam 468 homens de destaque.
7Entre os descendentes de Benjamim:
Salu, filho de Mesulão, neto de Joede, bisneto de Pedaías; Pedaías era filho de Cola­ías, neto de Maaseias, bisneto de Itiel, tetra­neto de Jesaías;
8os seguidores de Salu, Gabai e Salai totalizavam 928 homens.
9Joel, filho de Zicri, era o oficial superior entre eles, e Judá, filho de Hassenua, era responsável pelo segundo distrito da cidade.
10Entre os sacerdotes:
11Seraías, filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque - Zadoque era filho de Meraiote, neto de Aitube, supervisor da casa de Deus -
12e seus colegas, que faziam o traba­lho do templo, totalizavam 822 homens. Ada­ías, filho de Jeroão, neto de Pelaías, bisneto de Anzi - Anzi era filho de Zacarias, neto de Pasur, bisneto de Malquias -
13e seus cole­gas, que eram chefes de famílias, totalizavam 242 homens. Amassai, filho de Azareel, neto de Azai, bisneto de Mesilemote, tetraneto de Imer,
14Jedaías, filho de Joiaribe; Jaquim;
e os seus colegas, que eram homens de destaque, totalizavam 128. O oficial superior deles era Zabdiel, filho de Gedolim.
15Entre os levitas:
16Sabetai e Jozabade, dois dos líderes dos levitas, encarregados do trabalho externo do templo de Deus;
17Matanias, filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe, o dirigente que conduzia as ações de graças e as orações; Baquebuquias, o segundo entre os seus colegas e Abda, filho de Samua, neto de Galal, bisne­to de Jedutum.
18Semaías, filho de Hassube, neto de Azricão, bisneto de Hasabias, tetraneto de Buni;
Os levitas totalizavam 284 na cidade santa.
19Os porteiros:
Acube, Talmom e os homens dos seus clãs, que guardavam as portas, eram 172.
20Os demais israelitas, incluindo os sacerdotes e os levitas, estavam em todas as cidades de Judá, cada um na propriedade de sua herança.
21Os que prestavam serviço no templo moravam na colina de Ofel, e Zia e Gispa estavam encarregados deles.
22O oficial superior dos levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, neto de Hasabias, bisneto de Matanias, tetraneto de Mica. Uzi era um dos descendentes de Asafe, que eram responsáveis pela música do templo de Deus.
23Eles estavam sujeitos às prescri­ções do rei, que regulamentavam suas ativida­des diárias.
24Petaías, filho de Mesezabel, descen­dente de Zerá, filho de Judá, representava o rei nas questões de ordem civil.
25Alguns do povo de Judá foram morar em Quiriate-Arba e seus povoados, em Dibom e seus povoados, em Jecab­zeel e seus povoados,
26em Jesua, em Moladá, em Bete-Pelete,
27em Hazar-Sual, em Berseba e seus povoados,
28em Ziclague, em Meconá e seus povoados,
29em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute,
30em Zanoa, em Adulão e seus povoados, em Laquis e seus arredores, e em Azeca e seus povoados. Eles se estabele­ceram desde Berseba até o vale de Hinom.
31Os descendentes dos benjamitas foram viver em Geba, Micmás, Aia, Betel e seus povoados,
32em Anatote, Nobe e Ananias,
33Hazor, Ramá e Gitaim,
34Hadide, Zeboim e Nebalate,
35Lode e Ono, e no vale dos Arte­sãos.
36Alguns grupos dos levitas de Judá se estabeleceram em Benjamim.

Neemias 12

Lista de sacerdotes e levitas

1Estes foram os sacerdotes e os levitas que voltaram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua:
Seraías, Jeremias, Esdras,
2Amarias, Maluque, Hatus,
3Secanias, Reum, Meremote,
4Ido, Ginetom, Abias,
5Miamim, Maadias, Bilga,
6Semaías, Joiaribe, Jedaías,
7Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías.
Esses foram os chefes dos sacerdotes e seus colegas nos dias de Jesua.
8Os levitas foram Jesua,
Binui, Cadmiel,
Serebias, Judá,
e também Matanias, o qual,
com seus colegas,
estava encarregado
dos cânticos de ações de graças.
9Baquebuquias e Uni, seus colegas,
ficavam em frente deles
para responder-lhes.
10Jesua foi o pai de Joiaquim,
Joiaquim foi o pai de Eliasibe,
Eliasibe foi o pai de Joiada,
11Joiada foi o pai de Jônatas,
Jônatas foi o pai de Jadua.
12Nos dias de Joiaquim
estes foram os líderes
das famílias dos sacerdotes:
da família de Seraías, Meraías;
da família de Jeremias, Hananias;
13da família de Esdras, Mesulão;
da família de Amarias, Joanã;
14da família de Maluqui, Jônatas;
da família de Secanias, José;
15da família de Harim, Adna;
da família de Meremote, Helcai;
16da família de Ido, Zacarias;
da família de Ginetom, Mesulão;
17da família de Abias, Zicri;
da família de Miniamim
e de Maadias, Piltai;
18da família de Bilga, Samua;
da família de Semaías, Jônatas;
19da família de Joiaribe, Matenai;
da família de Jedaías, Uzi;
20da família de Salai, Calai;
da família de Amoque, Héber;
21da família de Hilquias, Hasabias;
da família de Jedaías, Natanael.
22Nos dias de Eliasibe, os chefes das famílias dos levitas e dos sacerdotes, Joiada, Joanã e Jadua, foram registrados durante o reinado de Dario, o persa.
23Os chefes das famílias dos descendentes de Levi até a época de Joanã, filho de Eliasibe, foram registrados no livro das crônicas.
24Os líderes dos levitas foram Hasa­bias, Serebias, Jesua, filho de Cadmiel, e seus colegas, que ficavam em frente deles quando entoavam louvores e ações de graças; um grupo respondia ao outro, conforme prescrito por Davi, homem de Deus.
25Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube eram porteiros; vigiavam os depósitos localizados junto às portas.
26Eles serviram nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, neto de Jozadaque, e nos dias do governador Neemias e de Esdras, sacerdote e escriba.

A consagração da muralha

27Por ocasião da dedicação dos muros de Jerusalém, os levitas foram procurados e trazidos de onde moravam para Jerusalém para celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos e ações de graças, ao som de címba­los, harpas e liras.
28Os cantores foram trazi­dos dos arredores de Jerusalém, dos povoados dos netofatitas,
29de Bete-Gilgal, e das regiões de Geba e de Azmavete, pois esses cantores haviam construído povoados para si ao redor de Jerusalém.
30Os sacerdotes e os levitas se purificaram cerimonialmente e depois purifi­caram também o povo, as portas e os muros.
31Ordenei aos líderes de Judá que subissem ao alto do muro. Também designei dois grandes coros para darem graças. Um deles avançou em cima do muro, para a direi­ta, até a porta do Esterco.
32Hosaías e metade dos líderes de Judá os seguiram.
33Azarias, Esdras, Mesulão,
34Judá, Benjamim, Semaías, Jeremias,
35e alguns sacer­dotes com trombetas, além de Zacarias, filho de Jônatas, neto de Semaías, bisneto de Mata­nias, que era filho de Micaías, neto de Zacur, bisneto de Asafe,
36e seus colegas, Semaías, Azareel, Milalai, Gilalai, Maai, Natanael, Judá e Hanani, que tocavam os instrumentos musicais prescritos por Davi, homem de Deus. Esdras, o escriba, ia à frente deles.
37À porta da Fonte eles subiram diretamente os degraus da Cidade de Davi, na subida para o muro, e passaram sobre a casa de Davi até a porta das Águas, a leste.
38O segundo coro avançou no sentido oposto. Eu os acompanhei, quando iam sobre o muro, levando comigo a metade do povo; passamos pela torre dos Fornos até a porta Larga,
39sobre a porta de Efraim, a porta Jesana, a porta do Peixe, a torre de Hananeel e a torre dos Cem, indo até a porta das Ove­lhas. Junto à porta da Guarda paramos.
40Os dois coros encarregados das ações de graças assumiram os seus luga­res no templo de Deus, o que também fiz, acompanhado da metade dos oficiais
41e dos sacerdotes Eliaquim, Maaseias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, com suas trombetas,
42além de Maaseias, Semaías, Eleazar, Uzi, Joanã, Malquias, Elão e Ézer. Os coros cantaram sob a direção de Jezraías.
43E, naquele dia, conten­tes como estavam, ofereceram grandes sacrifícios, pois Deus os enchera de grande alegria. As mulheres e as crianças também se alegraram, e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe.
44Naquela ocasião, foram designados alguns encarregados dos depósitos onde se recebiam as contribuições gerais, os primeiros frutos e os dízimos. Das lavouras que havia em torno das cidades eles deveriam trazer para os depósitos as porções exigidas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas. E, de fato, o povo de Judá estava satisfeito com os sacerdotes e os levitas que ministravam no templo.
45Eles celebravam o culto ao seu Deus e o ritual de purificação, dos quais também participavam os cantores e os porteiros, de acordo com as ordens de Davi e do seu filho Salomão.
46Pois muito tempo antes, nos dias de Davi e de Asafe, havia dirigentes dos cantores e pessoas que dirigiam os cânticos de louvor e de graças a Deus.
47Assim, nos dias de Zoro­babel e de Neemias, todo o Israel contribuía com ofertas diárias para os cantores e para os porteiros. Também separavam a parte pertencente aos outros levitas, e os levitas separavam a porção dos descendentes de Arão.
Temas relacionados com o Neemias 12:

Nenhum comentário:

Postar um comentário