sexta-feira, 18 de agosto de 2017

19 DE AGOSTO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - JÓ 23 A 25.


Jó 23

1Então Jó respondeu:
2"Até agora me queixo com amargura;
a mão dele é pesada,
a despeito de meu gemido.
3Se tão somente eu soubesse
onde encontrá-lo e como ir à sua habitação!
4Eu lhe apresentaria a minha causa
e encheria a minha boca
de argumentos.
5Estudaria o que ele me respondesse
e analisaria o que me dissesse.
6Será que ele se oporia a mim
com grande poder?
Não, ele não me faria acusações.
7O homem íntegro poderia
apresentar-lhe sua causa;
eu seria liberto para sempre
de quem me julga.
8"Mas, se vou para o oriente,
lá ele não está;
se vou para o ocidente,
não o encontro.
9Quando ele está em ação no norte,
não o enxergo;
quando vai para o sul,
nem sombra dele eu vejo!
10Mas ele conhece o caminho
por onde ando;
se me puser à prova,
aparecerei como o ouro.
11Meus pés seguiram de perto
as suas pegadas;
mantive-me no seu caminho
sem desviar-me.
12Não me afastei dos mandamentos
dos seus lábios;
dei mais valor às palavras de sua boca
do que ao meu pão de cada dia.
13"Mas ele é ele!
Quem poderá fazer-lhe oposição?
Ele faz o que quer.
14Executa o seu decreto contra mim
e tem muitos outros planos semelhantes.
15Por isso fico apavorado diante dele;
pensar nisso me enche de medo.
16Deus fez desmaiar o meu coração;
o Todo-poderoso causou-me pavor.
17Contudo, não fui silenciado
pelas trevas,
pelas densas trevas
que cobrem o meu rosto.

Jó 24

1"Por que o Todo-poderoso
não marca as datas de julgamento?
Por que aqueles que o conhecem
não chegam a vê-las?
2Há os que mudam
os marcos dos limites
e apascentam rebanhos
que eles roubaram.
3Levam o jumento
que pertence ao órfão
e tomam o boi da viúva como penhor.
4Forçam os necessitados
a sair do caminho
e os pobres da terra a esconder-se.
5Como jumentos selvagens no deserto,
os pobres vão em busca de comida;
da terra deserta a obtêm
para os seus filhos.
6Juntam forragem nos campos
e respigam nas vinhas dos ímpios.
7Pela falta de roupas,
passam a noite nus;
não têm com que cobrir-se no frio.
8Encharcados pelas chuvas
das montanhas,
abraçam-se às rochas
por falta de abrigo.
9A criança órfã é arrancada
do seio de sua mãe;
o recém-nascido do pobre é tomado
para pagar uma dívida.
10Por falta de roupas, andam nus;
carregam os feixes,
mas continuam famintos.
11Espremem azeitonas
dentro dos seus muros;
pisam uvas nos lagares,
mas assim mesmo sofrem sede.
12Sobem da cidade os gemidos
dos que estão para morrer,
e as almas dos feridos
clamam por socorro.
Mas Deus não vê mal nisso.
13"Há os que se revoltam
contra a luz,
não conhecem os caminhos dela
e não permanecem em suas veredas.
14De manhã o assassino se levanta
e mata os pobres e os necessitados;
de noite age como ladrão.
15Os olhos do adúltero
ficam à espera do crepúsculo;
'Nenhum olho me verá', pensa ele;
e mantém oculto o rosto.
16No escuro os homens invadem casas,
mas de dia se enclausuram;
não querem saber da luz.
17Para eles a manhã
é tremenda escuridão;
eles são amigos
dos pavores das trevas.
18"São, porém, como espuma
sobre as águas;
sua parte da terra foi amaldiçoada,
e por isso ninguém vai às vinhas.
19Assim como o calor e a seca
depressa consomem a neve derretida,
assim a sepultura consome
os que pecaram.
20Sua mãe os esquece,
os vermes se banqueteiam neles.
Ninguém se lembra dos maus;
quebram-se como árvores.
21Devoram a estéril e sem filhos
e não mostram bondade
para com a viúva.
22Mas Deus, por seu poder, os arranca;
embora firmemente estabelecidos,
a vida deles não tem segurança.
23Ele poderá deixá-los descansar,
sentindo-se seguros,
mas atento os vigia
nos caminhos que seguem.
24Por um breve instante são exaltados
e depois se vão,
colhidos como todos os demais,
ceifados como espigas de cereal.
25"Se não é assim,
quem poderá provar que minto
e reduzir a nada as minhas palavras?"

Jó 25

Bildade

1Então Bildade, de Suá, respondeu:
2"O domínio e o temor pertencem
a Deus;
ele impõe ordem nas alturas,
que a ele pertencem.
3Seria possível contar
os seus exércitos?
E a sua luz, sobre quem
não se levanta?
4Como pode então o homem
ser justo diante de Deus?
Como pode ser puro
quem nasce de mulher?
5Se nem a lua é brilhante
e nem as estrelas são puras
aos olhos dele,
6muito menos o será o homem,
que não passa de larva,
o filho do homem,
que não passa de verme!"
Temas relacionados com o Jó 25:


Nenhum comentário:

Postar um comentário