domingo, 13 de agosto de 2017

14 DE AGOSTO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - JÓ 13 A 14.


Jó 13

1"Meus olhos viram tudo isso,
meus ouvidos o ouviram
e entenderam.
2O que vocês sabem, eu também sei;
não sou inferior a vocês.
3Mas desejo falar ao Todo-poderoso
e defender a minha causa
diante de Deus.
4Vocês, porém, me difamam
com mentiras;
todos vocês são médicos
que de nada valem!
5Se tão somente ficassem calados,
mostrariam sabedoria.
6Escutem agora o meu argumento;
prestem atenção à réplica
de meus lábios.
7Vocês vão falar com maldade
em nome de Deus?
Vão falar enganosamente a favor dele?
8Vão revelar parcialidade por ele?
Vão defender a causa a favor de Deus?
9Tudo iria bem se ele os examinasse?
Vocês conseguiriam enganá-lo
como podem enganar os homens?
10Com certeza ele os repreenderia
se, no íntimo, vocês fossem parciais.
11O esplendor dele
não os aterrorizaria?
O pavor dele não cairia sobre vocês?
12As máximas que vocês citam
são provérbios de cinza;
suas defesas não passam de barro.
13"Aquietem-se e deixem-me falar,
e aconteça comigo o que acontecer.
14Por que me ponho em perigo
e tomo a minha vida
em minhas mãos?
15Embora ele me mate,
ainda assim esperarei nele;
certo é que defenderei
os meus caminhos diante dele.
16Aliás, será essa a minha libertação,
pois nenhum ímpio ousaria
apresentar-se a ele!
17Escutem atentamente
as minhas palavras;
que os seus ouvidos
acolham o que eu digo.
18Agora que preparei a minha defesa,
sei que serei justificado.
19Haverá quem me acuse?
Se houver, ficarei calado e morrerei.
20"Concede-me
só estas duas coisas, ó Deus,
e não me esconderei de ti:
21Afasta de mim a tua mão
e não mais me assustes
com os teus terrores.
22Chama-me, e eu responderei,
ou deixa-me falar, e tu responderás.
23Quantos erros e pecados cometi?
Mostra-me a minha falta
e o meu pecado.
24Por que escondes o teu rosto
e me consideras teu inimigo?
25Atormentarás uma folha
levada pelo vento?
Perseguirás a palha?
26Pois fazes constar contra mim
coisas amargas
e me fazes herdar os pecados
da minha juventude.
27Acorrentas os meus pés
e vigias todos os meus caminhos,
pondo limites aos meus passos.
28"Assim o homem se consome
como coisa podre,
como a roupa que a traça vai roendo.

Jó 14

1"O homem nascido de mulher
vive pouco tempo
e passa por muitas dificuldades.
2Brota como a flor e murcha.
Vai-se como a sombra passageira;
não dura muito.
3Fixas o olhar num homem desses?
E o trarás à tua presença
para julgamento?
4Quem pode extrair algo puro da impureza?
Ninguém!
5Os dias do homem
estão determinados;
tu decretaste o número de seus meses
e estabeleceste limites
que ele não pode ultrapassar.
6Por isso desvia dele o teu olhar
e deixa-o
até que ele cumpra o seu tempo
como o trabalhador contratado.
7"Para a árvore
pelo menos há esperança:
se é cortada, torna a brotar,
e os seus renovos vingam.
8Suas raízes poderão envelhecer
no solo
e seu tronco morrer no chão;
9ainda assim, com o cheiro de água
ela brotará
e dará ramos como se fosse
muda plantada.
10Mas o homem morre
e morto permanece;
dá o último suspiro e deixa de existir.
11Assim como a água do mar evapora
e o leito do rio perde as águas e seca,
12assim o homem se deita
e não se levanta;
até quando os céus já não existirem,
os homens não acordarão
e não serão despertados do seu sono.
13"Se tão somente me escondesses
na sepultura
e me ocultasses até passar a tua ira!
Se tão somente me impusesses
um prazo
e depois te lembrasses de mim!
14Quando um homem morre,
acaso tornará a viver?
Durante todos os dias
do meu árduo labor
esperarei pela minha dispensa.
15Chamarás, e eu te responderei;
terás anelo pela criatura
que as tuas mãos fizeram.
16Por certo contarás então
os meus passos,
mas não tomarás conhecimento
do meu pecado.
17Minhas faltas serão encerradas
num saco;
tu esconderás a minha iniquidade.
18"Mas, assim como a montanha
sofre erosão e se desmorona,
e a rocha muda de lugar;
19e assim como a água desgasta
as pedras
e as torrentes arrastam terra,
assim destróis a esperança do homem.
20Tu o subjugas de uma vez por todas,
e ele se vai;
alteras a sua fisionomia
e o mandas embora.
21Se honram os seus filhos,
ele não fica sabendo;
se os humilham, ele não o vê.
22Só sente a dor do seu próprio corpo;
só pranteia por si mesmo".
Temas relacionados com o Jó 14:

Nenhum comentário:

Postar um comentário