sábado, 19 de agosto de 2017

20 DE AGOSTO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - JÓ 26 A 28.

Jó 26


Job

1Então Jó respondeu:
2"Grande foi a ajuda que você deu
ao desvalido!
Que socorro você prestou
ao braço frágil!
3Belo conselho você ofereceu
a quem não é sábio,
e que grande sabedoria você revelou!
4Quem o ajudou a proferir
essas palavras,
e por meio de que espírito
você falou?
5"Os mortos estão em grande angústia
sob as águas, e com eles sofrem os que nelas vivem.
6Nu está o Sheol diante de Deus,
e nada encobre a Destruição.
7Ele estende os céus do norte
sobre o espaço vazio;
suspende a terra sobre o nada.
8Envolve as águas em suas nuvens,
e estas não se rompem
sob o peso delas.
9Ele cobre a face da lua cheia
estendendo sobre ela as suas nuvens.
10Traça o horizonte
sobre a superfície das águas
para servir de limite
entre a luz e as trevas.
11As colunas dos céus estremecem
e ficam perplexas
diante da sua repreensão.
12Com seu poder agitou
violentamente o mar;
com sua sabedoria
despedaçou o Monstro dos Mares.
13Com seu sopro
os céus ficaram límpidos;
sua mão feriu a serpente arisca.
14E isso tudo é apenas
a borda de suas obras!
Um suave sussurro
é o que ouvimos dele.
Mas quem poderá compreender
o trovão do seu poder?"

Jó 27

1E Jó prosseguiu em seu discurso:
2"Pelo Deus vivo,
que me negou justiça,
pelo Todo-poderoso,
que deu amargura à minha alma,
3enquanto eu tiver vida em mim,
o sopro de Deus em minhas narinas,
4meus lábios não falarão maldade,
e minha língua não proferirá
nada que seja falso.
5Nunca darei razão a vocês!
Minha integridade não negarei jamais,
até a morte.
6Manterei minha retidão
e nunca a deixarei;
enquanto eu viver,
a minha consciência
não me repreenderá.
7"Sejam os meus inimigos
como os ímpios,
e os meus adversários
como os injustos!
8Pois, qual é a esperança do ímpio,
quando é eliminado,
quando Deus lhe tira a vida?
9Ouvirá Deus o seu clamor
quando vier sobre ele a aflição?
10Terá ele prazer no Todo-poderoso?
Chamará a Deus a cada instante?
11"Eu os instruirei
sobre o poder de Deus;
não esconderei de vocês
os caminhos do Todo-poderoso.
12Pois a verdade é que todos vocês
já viram isso.
Então por que essa conversa
sem sentido?
13"Este é o destino
que Deus determinou para o ímpio,
a herança que o mau recebe
do Todo-poderoso:
14Por mais filhos que o ímpio tenha,
o destino deles é a espada;
sua prole jamais
terá comida suficiente.
15A epidemia sepultará aqueles
que lhe sobreviverem,
e as suas viúvas não chorarão por eles.
16Ainda que ele acumule
prata como pó
e amontoe roupas como barro,
17o que ele armazenar ficará para os justos,
e os inocentes dividirão sua prata.
18A casa que ele constrói
é como casulo de traça,
como cabana feita pela sentinela.
19Rico ele se deita, mas nunca mais o será!
Quando abre os olhos, tudo se foi.
20Pavores vêm sobre ele
como uma enchente;
de noite a tempestade o leva de roldão.
21O vento oriental o leva,
e ele desaparece;
arranca-o do seu lugar.
22Atira-se contra ele sem piedade,
enquanto ele foge às pressas
do seu poder.
23Bate palmas contra ele
e com assobios o expele do seu lugar.

Jó 28

1"Existem minas de prata
e locais onde se refina ouro.
2O ferro é extraído da terra,
e do minério se funde o cobre.
3O homem dá fim à escuridão
e vasculha os recônditos mais remotos
em busca de minério,
nas mais escuras trevas.
4Longe das moradias
ele cava um poço,
em local esquecido
pelos pés dos homens;
longe de todos,
ele se pendura e balança.
5A terra, da qual vem o alimento,
é revolvida embaixo
como que pelo fogo;
6das suas rochas saem safiras,
e seu pó contém pepitas de ouro.
7Nenhuma ave de rapina conhece
aquele caminho oculto,
e os olhos de nenhum falcão o viram.
8Os animais altivos
não põem os pés nele,
e nenhum leão ronda por ali.
9As mãos dos homens
atacam a dura rocha
e transtornam as raízes das montanhas.
10Fazem túneis através da rocha,
e os seus olhos enxergam todos
os tesouros dali.
11Eles vasculham as nascentes
dos rios
e trazem à luz coisas ocultas.
12"Onde, porém, se poderá
achar a sabedoria?
Onde habita o entendimento?
13O homem não percebe
o valor da sabedoria;
ela não se encontra
na terra dos viventes.
14O abismo diz: 'Em mim não está';
o mar diz: 'Não está comigo'.
15Não pode ser comprada,
mesmo com o ouro mais puro,
nem se pode pesar o seu preço
em prata.
16Não pode ser comprada
nem com o ouro puro de Ofir,
nem com o precioso ônix,
nem com safiras.
17O ouro e o cristal
não se comparam com ela,
e é impossível tê-la em troca
de joias de ouro.
18O coral e o jaspe
nem merecem menção;
o preço da sabedoria
ultrapassa o dos rubis.
19O topázio da Etiópia
não se compara com ela;
não se compra a sabedoria
nem com ouro puro!
20"De onde vem, então, a sabedoria?
Onde habita o entendimento?
21Escondida está dos olhos
de toda criatura viva,
até das aves dos céus.
22A Destruição e a Morte dizem:
'Aos nossos ouvidos só chegou
um leve rumor dela'.
23Deus conhece o caminho;
só ele sabe onde ela habita,
24pois ele enxerga os confins da terra
e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25Quando ele determinou
a força do vento
e estabeleceu a medida exata
para as águas,
26quando fez um decreto para a chuva
e o caminho
para a tempestade trovejante,
27ele olhou para a sabedoria
e a avaliou;
confirmou-a e a pôs à prova.
28Disse então ao homem:
'No temor do Senhor
está a sabedoria,
e evitar o mal é ter entendimento' ".
Temas relacionados com o Jó 28:

Nenhum comentário:

Postar um comentário