quarta-feira, 26 de julho de 2017

27 DE JULHO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - ESDRAS 3 A 5.

Esdras 3

A reconstrução do altar

1Quando chegou o sétimo mês e os israelitas já estavam em suas cidades, o povo se reuniu como um só homem em Jerusalém.
2Então Jesua, filho de Jozadaque, e seus colegas, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus companheiros começaram a construir o altar do Deus de Israel para nele sacrificarem holocaustos, conforme o que está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus.
3Apesar do receio que tinham dos povos ao redor, construí­ram o altar sobre a sua base e nele sacrificaram holocaustos ao Senhor, tanto os sacrifícios da manhã como os da tarde.
4Depois, de acordo com o que está escrito, celebraram a festa das cabanas com o número determinado de holocaustos prescritos para cada dia.
5A seguir apresentaram os holocaustos regulares, os sacrifícios da lua nova e os sacrifícios requeri­dos para todas as festas sagradas determinadas pelo Senhor, bem como os que foram trazidos como ofertas voluntárias ao Senhor.
6A partir do primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer holocaustos ao Senhor, embora ainda não tivessem sido lançados os alicerces do templo do Senhor.

Reparação dos alicerces do templo

7Então eles deram dinheiro aos pedrei­ros e aos carpinteiros, e deram comida, bebida e azeite ao povo de Sidom e de Tiro, para que, pelo mar, trouxessem do Líbano para Jope toras de cedro. Isso tinha sido autorizado por Ciro, rei da Pérsia.
8No segundo mês do segundo ano depo­is de chegarem ao templo de Deus em Jerusa­lém, Zorobabel, filho de Sealtiel, Jesua, filho de Jozadaque, e o restante dos seus irmãos - os sacerdotes, os levitas e todos os que tinham voltado do cativeiro para Jerusalém - começa­ram o trabalho, designando levitas de vinte anos para cima para supervisionarem a constru­ção do templo do Senhor.
9Jesua, seus filhos e seus irmãos, e Cadmiel e seus filhos, descen­dentes de Hodavias, e os filhos de Henadade e seus filhos e seus irmãos, todos eles levitas, uniram-se para supervisionar os que trabalha­vam no templo de Deus.
10Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o Senhor, conforme prescrito por Davi, rei de Israel.
11Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor:
"Ele é bom;
seu amor a Israel dura para sempre".
E todo o povo louvou o Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.
12Mas muitos dos sacer­dotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lança­mento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria.
13Não era possível distinguir entre o som dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme baru­lho. E o som foi ouvido a grande distância.

Esdras 4

Oposição à reconstrução

1Quando os inimigos de Judá e de Benjamim souberam que os exilados estavam reconstruindo o templo do Senhor, o Deus de Israel,
2foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias: "Vamos ajudá-los nessa obra porque, como vocês, nós buscamos o Deus de vocês e temos sacrificado a ele desde a época de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá".
3Contudo, Zorobabel, Jesua e os demais chefes das famílias de Israel responderam: "Não compete a vocês a reconstrução do tem­plo de nosso Deus. Somente nós o construire­mos para o Senhor, o Deus de Israel, conforme Ciro, o rei da Pérsia, nos ordenou".
4Então a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemorizá-lo, para que não continuasse a construção.
5Pa­garam alguns funcionários para que se opuses­sem ao povo e frustrassem o seu plano. E fize­ram isso durante todo o reinado de Ciro até o reinado de Dario, reis da Pérsia.
6No início do reinado de Xerxes, apre­sentaram uma acusação contra o povo de Judá e de Jerusalém.
7E nos dias de Artaxerxes, rei da Pérsia, Bislão, Mitredate, Tabeel e o restante dos seus companheiros escreveram uma carta a Artaxer­xes. A carta foi escrita em aramaico, com caracteres aramaicos.
8O comandante Reum e o secretário Sinsai escreveram uma carta contra Jerusalém ao rei Artaxerxes:
9O comandante Reum e o secretário Sinsai, e o restante de seus companheiros - os juízes e os oficiais de Trípoli, da Pérsia, de Ereque e da Babilônia, os elamitas de Susã,
10e das outras nações que o grande e renomado Assurbanípal deportou e assentou na cidade de Samaria e noutros lugares a oeste do Eufrates - escreveram, nos seguintes termos:
11(Esta é uma cópia da carta que lhe enviaram.)
"Ao rei Artaxerxes,
"De seus servos que vivem a oeste do Eufrates:
12"Informamos o rei que os judeus que chegaram a nós da tua parte vieram a Jerusalém e estão reconstruindo aquela cida­de rebelde e má. Estão fazendo reparos nos muros e consertando os alicerces.
13"Além disso, é preciso que o rei saiba que, se essa cidade for reconstruída e os seus muros reparados, não mais se pagarão impos­tos, tributos ou taxas, e as rendas do rei sofre­rão prejuízo.
14Agora, visto que estamos a serviço do palácio e não nos é conveniente ver a desonra do rei, nós enviamos esta mensa­gem ao rei,
15a fim de que se faça uma pesquisa nos arquivos de seus antecessores. Nesses arquivos o rei descobrirá e saberá que essa cidade é uma cidade rebelde, problemática para reis e províncias, um lugar de revoltas desde épocas antigas, motivo pelo qual foi destruída.
16Informamos ao rei que, se essa cidade for reconstruída e seus muros reparados, nada sobrará a oeste do Eufrates".
17O rei enviou-lhes a seguinte resposta:
"Ao comandante Reum, ao secretário Sinsai e aos seus demais companheiros que vivem em Samaria e em outras partes, a oeste do Eufrates:
"Saudações de paz!
18"A carta que vocês nos enviaram foi traduzida e lida na minha presença.
19Sob minhas ordens fez-se uma pesquisa e descobriu-se que essa cidade tem uma longa história de rebeldia contra os reis e que tem sido um lugar de rebeliões e revoltas.
20Jerusa­lém teve reis poderosos que governaram toda a região a oeste do Eufrates, aos quais se paga­vam impostos, tributos e taxas.
21Ordene agora a esses homens que parem a obra, para que essa cidade não seja reconstruída enquanto eu não mandar.
22Tenham cuidado, não sejam negli­gentes neste assunto, para que os interesses reais não sofram prejuízo".
23Lida a cópia da carta do rei Artaxerxes para Reum, para o secretário Sinsai e para os seus companheiros, eles foram depressa a Jerusalém e forçaram os judeus a parar a obra.
24Assim a obra do templo de Deus em Jerusalém foi interrompida e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.

Esdras 5

A carta de Tatenai a Dario

1Ora, o profeta Ageu e o profeta Zacarias, descendente de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e de Jerusalém, em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles.
2Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam.
3Tatenai, governador do território a oeste do Eufrates, Setar-Bozenai e seus companheiros foram logo perguntar a eles: "Quem os autorizou a reconstruir este templo e estes muros?
4E como se chamam os homens que estão construindo este edifício?"
5Mas os olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto.
6Esta é uma cópia da carta que Tatenai, governador do território situado a oeste do Eufrates, Setar-Bozenai e seus companheiros, os oficiais do oeste do Eufrates, enviaram ao rei Dario.
7O relatório que lhe enviaram dizia o seguinte:
"Ao rei Dario:
"Paz e prosperidade!
8"Informamos ao rei que fomos à provín­cia de Judá, ao templo do grande Deus. O povo o está reconstruindo com grandes pedras e já estão fixando as vigas de madeira nas paredes. A obra está sendo executada com diligência e apresentando rápido progresso.
9"Então perguntamos aos líderes: Quem os autorizou a reconstruir este templo e estes muros?
10Também perguntamos os nomes dos líderes deles, para que os registrássemos para a tua informação.
11"Esta é a resposta que nos deram:
12" 'Somos servos do Deus dos céus e da terra e estamos reconstruindo o templo edificado há muitos anos, templo que foi construí­do e terminado por um grande rei de Israel.
Ma­s, visto que os nossos antepassados irrita­ram o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos do babilônio Nabucodonosor, rei da Babilônia, que destruiu este templo e deportou o povo para a Babilônia.
13" 'Contudo, no seu primeiro ano como rei da Babilônia, o rei Ciro emitiu um decreto ordenando a reconstrução desta casa de Deus.
14Ele até mesmo tirou do templo da Babilônia os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, os quais Nabucodonosor havia tirado do templo de Jerusalém e levado para o templo da Babilônia." 'O rei Ciro os confiou a um homem chamado Sesbazar, que ele tinha nomeado governador,
15e lhe disse: "Leve estes utensílios, coloque-os no templo de Jerusalém e recons­trua a casa de Deus em seu antigo local".
16En­tão Sesbazar veio e lançou os alicerces do templo de Deus em Jerusalém. Desde aquele dia o templo tem estado em construção, mas ainda não foi concluído'.
17"Agora, se for do agrado do rei, que se faça uma pesquisa nos arquivos reais da Babilô­nia para verificar se o rei Ciro de fato emitiu um decreto ordenando a reconstrução da casa de Deus em Jerusalém. Aguardamos do rei a decisão sobre o assunto".





Nenhum comentário:

Postar um comentário