segunda-feira, 31 de julho de 2017

01 DE AGOSTO - LEITURA BÍBLICA ANUAL - NEEMIAS 5 A 7.


Neemias 5

Neemias ajuda os pobres

1Ora, o povo, homens e mulheres, começou a reclamar muito de seus irmãos judeus.
2Alguns diziam: "Nós, nossos filhos e nossas filhas somos numerosos; precisamos de trigo para comer e continuar vivos".
3Outros diziam: "Tivemos que penho­rar nossas terras, nossas vinhas e nossas casas para conseguir trigo para matar a fome".
4E havia ainda outros que diziam: "Tivemos que tomar dinheiro emprestado para pagar o imposto cobrado sobre as nossas terras e as nossas vinhas.
5Apesar de sermos do mesmo sangue dos nossos compatriotas, e de nossos filhos serem tão bons quanto os deles, ainda assim temos que sujeitar os nossos filhos e as nossas filhas à escravidão. E, de fato, algumas de nossas filhas já foram entre­gues como escravas e não podemos fazer nada, pois as nossas terras e as nossas vinhas pertencem a outros".
6Quando ouvi a reclamação e essas acusações, fiquei furioso.
7Fiz uma avaliação de tudo e então repreendi os nobres e os oficiais, dizendo-lhes: "Vocês estão cobrando juros dos seus compatriotas!" Por isso convo­quei uma grande reunião contra eles
8e disse: Na medida do possível nós compramos de volta nossos irmãos judeus que haviam sido vendidos aos outros povos. Agora vocês estão até vendendo os seus irmãos! Assim eles terão que ser vendidos a nós de novo! Eles ficaram em silêncio, pois não tinham respos­ta.
9Por isso prossegui: O que vocês estão fazendo não está certo. Vocês devem andar no temor do nosso Deus para evitar a zom­baria dos outros povos, os nossos inimigos.
10Eu, os meus irmãos e os meus homens de confiança também estamos emprestando dinheiro e trigo ao povo. Mas vamos acabar com a cobrança de juros!
11Devolvam-lhes imediatamente suas terras, suas vinhas, suas oliveiras e suas casas, e também os juros que cobraram deles, a centésima parte do dinhei­ro, do trigo, do vinho e do azeite.
12E eles responderam: "Nós devolvere­mos tudo o que você citou, e não exigiremos mais nada deles. Vamos fazer o que você está pedindo".
Então convoquei os sacerdotes e os fiz declarar sob juramento que cumpririam a promessa feita.
13Também sacudi a dobra do meu manto e disse: Deus assim sacuda de sua casa e de seus bens todo aquele que não mantiver a sua promessa. Tal homem seja sacudido e esvaziado!
Toda a assembleia disse: "Amém!", e louvou o Senhor. E o povo cum­priu o que prometeu.
14Além disso, desde o vigésimo ano do rei Artaxerxes, quando fui nomeado governa­dor deles na terra de Judá, até o trigésimo segundo ano do seu reinado, durante doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos a comida destinada ao governador.
15Mas os governan­tes anteriores, aqueles que me precederam, puseram um peso sobre o povo e tomavam dele quatrocentos e oitenta gramas de prata, além de comida e vinho. Até os seus auxilia­res oprimiam o povo. Mas, por temer a Deus, não agi dessa maneira.
16Ao contrário, eu mesmo me dediquei ao trabalho neste muro. Todos os meus homens de confiança foram reunidos ali para o trabalho; e não compra­mos nenhum pedaço de terra.
17Além do mais, cento e cinquenta homens, entre judeus do povo e seus oficiais, comiam à minha mesa, como também pessoas das nações vizinhas que vinham visitar-nos.
18Todos os dias eram preparados, à minha custa, um boi, seis das melhores ovelhas e aves, e a cada dez dias eu recebia uma grande remessa de vinhos de todo tipo. Apesar de tudo isso, jamais exigi a comida destinada ao governador, pois eram demasiadas as exigên­cias que pesavam sobre o povo.
19Lembra-te de mim, ó meu Deus, levando em conta tudo o que fiz por este povo.

Neemias 6

Mais contestação à reconstrução

1Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos sou­beram que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares,
2Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: "Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono".
Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal;
3por isso enviei-lhes mensagei­ros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?"
4Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e todas as vezes lhes dei a mesma resposta.
5Então, na quinta vez, Sambalate mandou-me um dos seus homens de confiança com a mesma mensagem; ele tinha na mão uma carta aberta
6em que estava escrito:
"Dizem entre as nações, e Gesém diz que é verdade, que você e os jude­us estão tramando uma revolta e que, por isso, estão reconstruindo o muro. Além disso, conforme dizem, você está na iminência de se tornar o rei deles,
7e até nomeou profetas para fazerem em Jerusalém a seguinte proclama­ção a seu respeito: 'Há um rei em Ju­dá!' Ora, essa informação será levada ao rei; por isso, vamos conversar".
8Eu lhe mandei esta resposta: Nada disso que você diz está acontecendo; é pura invenção sua.
9Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: "Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra".
Eu, porém, orei pedindo: Fortalece agora as minhas mãos!
10Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, neto de Meetabel, que estava trancado portas adentro. Ele disse: "Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite".
11Todavia, eu lhe respondi: Acha que um homem como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo para salvar a vida? Não, eu não irei!
12Percebi que Deus não o tinha enviado e que ele tinha profetiza­do contra mim porque Tobias e Sambalate o tinham contratado.
13Ele tinha sido pago para me intimidar, a fim de que eu cometesse um pecado agindo daquela maneira, e então eles poderiam difamar-me e desacreditar-me.
14Lembra-te do que fizeram Tobias e Sambalate, meu Deus, lembra-te também da profetisa Noadia e do restante dos profetas que estão tentando me intimidar.

A muralha é acabada

15O muro ficou pronto no vigésimo quinto dia de elul, em cinquenta e dois dias.
16Quan­do todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram ate­morizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executa­da com a ajuda de nosso Deus.
17E também, naqueles dias, os nobres de Judá estavam enviando muitas cartas a Tobias, que lhes enviava suas respostas.
18Por­que muitos de Judá estavam comprometidos com ele por juramento, visto que era genro de Secanias, filho de Ara, e seu filho Joanã havia se casado com a filha de Mesulão, neto de Berequias.
19Até ousavam elogiá-lo na minha presença e iam contar-lhe o que eu dizia. E Tobias continuou a enviar-me cartas para me intimidar.

Neemias 7

1Depois que o muro foi reconstruído e que eu coloquei as portas no lugar, foram nomeados os porteiros, os cantores e os levi­tas.
2Para governar Jerusalém encarreguei o meu irmão Hanani e, com ele, Hananias, comandante da fortaleza, pois Hananias era íntegro e temia a Deus mais do que a maioria dos homens.
3Eu lhes disse: As portas de Jerusalém não deverão ser abertas enquan­to o sol não estiver alto. E antes de deixarem o serviço, os porteiros deverão fechar e travar as portas. Também designei moradores de Jerusalém para sentinelas, alguns em postos no muro, outros em frente das suas casas.
4Ora, a cidade era grande e espaçosa, mas havia poucos moradores, e as casas ainda não tinham sido reconstruídas.
5Por isso o meu Deus pôs no meu coração reunir os nobres, os oficiais e todo o povo para registrá-los por famílias. Encontrei o registro genealó­gico dos que foram os primeiros a voltar. Assim estava registrado ali:

A lista dos retornados

6"Estes são os homens da província que voltaram do exílio, os quais Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia levado prisioneiros. Eles voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua própria cidade,
7em com­panhia de Zorobabel, Jesua, Neemias, Azari­as, Raamias, Naamani, Mardoqueu, Bilsã, Misperete, Bigvai, Neum e Baaná. E esta é a lista e o número dos que retornaram, pelos chefes de família e respectivas cidades:
8"os descendentes de Parós, 2.172;
9de Sefatias, 372;
10de Ara, 652;
11de Paate-Moabe,
por meio da linhagem
de Jesua e Joabe, 2.818;
12de Elão, 1.254;
13de Zatu, 845;
14de Zacai, 760;
15de Binui, 648;
16de Bebai, 628;
17de Azgade, 2.322;
18de Adonicão, 667;
19de Bigvai, 2.067;
20de Adim, 655;
21de Ater,
por meio de Ezequias, 98;
22de Hasum, 328;
23de Besai, 324;
24de Harife, 112;
25de Gibeom, 95;
26"das cidades de Belém
e de Netofate, 188;
27de Anatote, 128;
28de Bete-Azmavete, 42;
29de Quiriate-Jearim,
Cefira e Beerote, 743;
30de Ramá e Geba, 621;
31de Micmás, 122;
32de Betel e Ai, 123;
33do outro Nebo, 52;
34do outro Elão, 1.254;
35de Harim, 320;
36de Jericó, 345;
37de Lode, Hadide
e Ono, 721;
38de Senaá, 3.930.
39"Os sacerdotes:
"os descendentes de Jedaías,
por meio da família
de Jesua, 973;
40de Imer, 1.052;
41de Pasur, 1.247;
42de Harim, 1.017.
43"Os levitas:
"os descendentes de Jesua,
por meio de Cadmiel,
pela linhagem de Hodeva, 74.
44"Os cantores:
"os descendentes de Asafe 148.
45"Os porteiros do templo:
os descendentes de Salum,
Ater, Talmom, Acube,
Hatita e Sobai 138.
46"Os servidores do templo:
"os descendentes de Zia,
Hasufa, Tabaote,
47Queros, Sia, Padom,
48Lebana, Hagaba, Salmai,
49Hanã, Gidel, Gaar,
50Reaías, Rezim, Necoda,
51Gazão, Uzá, Paseia,
52Besai, Meunim, Nefusim,
53Baquebuque, Hacufa, Harur,
54Baslite, Meída, Harsa,
55Barcos, Sísera, Tamá,
56Nesias e Hatifa.
57"Os descendentes dos servos
de Salomão:
"os descendentes de Sotai,
Soferete, Perida,
58Jaala, Darcom, Gidel,
59Sefatias, Hatil,
Poquerete-Hazebaim e Amom.
60"Os servos do templo
e os descendentes dos servos
de Salomão 392.
61"Os que chegaram
das cidades de Tel-Melá,
Tel-Harsa, Querube, Adom
e Imer, mas não puderam
provar que suas famílias
eram descendentes de Israel:
62"os descendentes de Delaías,
Tobias e Necoda 642.
63"E entre os sacerdotes:
"os descendentes de Habaías,
Hacoz e Barzilai, homem
que se casou com uma filha
de Barzilai, de Gileade,
e que era chamado
por aquele nome".
64Esses procuraram seus registros de família, mas não conseguiram achá-los e, dessa forma, foram considerados impuros para o sacerdócio.
65Por isso o governador determinou que eles não comessem das ofer­tas santíssimas enquanto não houvesse um sacerdote para consultar o Urim e o Tumim.
66O total de todos os registrados foi 42.360 homens,
67além dos seus 7.337 servos e servas; havia entre eles 245 cantores e canto­ras.
68Pos­suíam 736 cavalos, 245 mulas,
69435 camelos e 6.720 jumentos.
70Alguns dos chefes das famílias contribuíram para o trabalho. O governador deu à tesouraria oito quilos de ouro, 50 baci­as e 530 vestes para os sacerdotes.
71Alguns dos chefes das famílias deram à tesouraria cento e sessenta quilos de ouro e mil e trezentos e vinte quilos de prata, para a realização do trabalho.
72O total dado pelo restante do povo foi de cento e sessenta quilos de ouro, mil e duzentos quilos de prata e 67 vestes para os sacerdotes.
73Os sacerdotes, os levitas, os portei­ros, os cantores e os servidores do templo, e também alguns do povo e os demais israelitas, estabeleceram-se em suas próprias cidades.


Temas relacionados com o Neemias 6:

Nenhum comentário:

Postar um comentário